Dois anos de obras para o trem chegar um minuto antes: só no Japão

Um minuto. Sessenta segundos. A East Japan Railway Company, empresa japonesa especializada em trens de alta velocidade, desenvolveu durante uma década – e levará dois anos para implantar – uma viagem de Ueno a Omiya um minuto mais rápida.

Parece um investimento alto para um resultado tão ínfimo: ganhar um minuto em uma viagem de meia hora. Mas não, segundo o jornal japonês Nikkei. “Reduzir o tempo do percurso em um minuto é um grande passo para aumentar o número de passageiros que circularão pelo trem”, disse um representante da JR East. Em 2007, a empresa ganhou um minuto ao aprimorar o sistema eletrônico de freios. Para o futuro, desenvolve uma composição com barbatanas móveis, a fim de diminuir a resistência do ar e chegar mais rápido.

A preocupação do Japão com a pontualidade e eficiência do serviço ofertado a população é lendária. Em maio deste ano, um dos trens da West Japan Railway Company saiu 25 segundos antes do previsto. A companhia pediu desculpas e afirmou que treinaria os funcionários para que esse erro nunca mais fosse cometido. Essa é considerada uma falha grave na operação.

O ganho de um minuto será possível com o aumento da velocidade, de 110 km/h para 130km/h, numa área bastante populosa, em Saitama. O trem viaja a 300 km/h, em outros trechos, mas é obrigado a andar mais devagar para não incomodar os vizinhos. Ao instalar painéis de isolamento acústico maiores e mais eficientes, a JR Company espera resolver o problema de ruídos e vibrações. Se de fato conseguir, será autorizada pelo governo a andar mais rápido.

Fonte: Época Negócios, 12/07/2018

Deixe um comentário

Rolar para cima