PROBLEMAS DE ATENDIMENTO AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS PREJUDICAM OS FERROVIÁRIOS EM TODO BRASIL

Prezados Associados

Com o encerramento das atividades da Inventariança da Extinta RFFSA, problemas com o atendimento aos aposentados e pensionistas das empresas ferroviárias aconteceram, dentre os quais, interrupções no funcionamento da transmissão de dados, em especial com a Dataprev, além de que não há nenhuma linha telefônica disponível.

A AENFER, em 04/09/2019, esteve em Brasília com o Diretor do Departamento de Órgãos Extintos – DEPEX com o objetivo de dar conhecimento dos problemas apresentados, solicitando providências, o mais rapidamente possível, tendo obtido a garantia de que seriam solucionados.

Relatamos que, por não haver meios de comunicação institucional, os contatos telefônicos, ou via e-mail, são efetuados utilizando-se aparelhos celulares privados e e-mails particulares dos empregados que se encontram lotados no DEPEX – Rio de Janeiro, ressaltando-se que nas cidades de Curitiba, Tubarão e Bauru não há pessoal alocado para essa finalidade e que os aposentados e pensionistas nessas localidades estão obrigados a recorrer às Associações de Classe para, também por via informal, serem atendidas nas suas necessidades.

Com a extinção da RFFSA, todo o trabalho de gestão da complementação e folha de pagamento ficou centralizado em Brasília no Departamento de Órgãos Extintos  – DEPEX, vinculado atualmente ao Ministério da Economia.

Nesse sentido a AENFER busca sempre manter contatos, tanto com a estrutura do DEPEX no Rio de Janeiro, quanto em Brasília, sobre os problemas atuais e que se agravarão ao longo do tempo, haja vista a previsível desmobilização do pessoal oriundo da RFFSA que ainda milita nessa área.

A questão é muito ampla e deve ser tratada por todos os ferroviários a nível de Brasil. Assim, a AENFER vem trazer essa matéria ao conhecimento de todos, visando uma mobilização nacional, em face da gravidade de que se reveste essa situação, a fim de encontrarmos as melhores soluções que o caso requer.

A DIRETORIA

Deixe um comentário

Rolar para cima