A Alstom firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Taubaté, SP), para a capacitação de 75 profissionais que poderão atuar em uma das 700 posições abertas na unidade industrial da empresa na cidade de Taubaté (SP).
Os novos postos de trabalho visam atender os projetos de fabricação de material rodante, encomendados nos últimos meses. Os cerca de 700 novos funcionários atuarão diretamente na produção de mais de 130 trens, sendo mais de 750 carros.
Segundo a empresa, foram mais de 10 mil currículos recebidos e avaliados em parceria com uma consultoria de RH e 150 foram selecionados para participarem de uma prova aplicada pelo Senai Taubaté, em dezembro. Desse total, 75 foram aprovados para participar de uma das três turmas de capacitação que iniciaram agora (uma matutina e duas noturnas) e, no final do curso, aproximadamente 47 profissionais serão contratados pela Alstom e empresas subcontratadas para atuar na Unidade Taubaté.
Até o início de 2023, a Alstom e as empresas parceiras contratarão de forma gradual cerca de 500 pessoas capacitadas pelo Senai Taubaté.
Ao todo, o Senai Taubaté formará 600 pessoas em conteúdos relacionados a fundamentos básicos de mecânica e de logística, fundamentos dos processos de fabricação e fundamentos da qualidade e segurança, entre outros. Os contratados serão direcionados para várias funções, como ajudantes, operadores e montadores. Aqueles que fizerem o curso mas não forem contratados pela Alstom ou empresas parceiras estarão capacitados e poderão ser contratados por qualquer outra empresa da região do Vale do Paraíba. “A Alstom está comprometida em apoiar as comunidades onde está inserida e em contribuir para movimentar a economia regional”, afirma Ricardo Koga, diretor geral de Recursos Humanos da Alstom para América Latina.
Os novos projetos que serão produzidos na fábrica em Taubaté são:
• Linhas 8 e 9 da Via Mobilidade: fornecimento de 36 trens Metropolis, com 8 carros cada.
• Linha Universidades 6-Laranja de São Paulo: fornecimento de 22 trens Metropolis, com 6 carros cada.
• Linha 5, Metrô de Bucareste, na Romênia: fornecimento de 13 trens Metropolis, sendo 78 carros ao todo.
• Wanda ZS Line, metrô de Taipei, em Taiwan: fornecimento de 35 trens Metropolis, com 4 carros cada.
• Segunda Fase da Linha 2 Circular de Taipei, em Taiwan: fornecimento de 29 trens Metropolis, com 4 carros cada.
Fonte: Revista Ferroviária, 22/02/2022