Experiência Profissional no Setor Metroferroviário

A Comissão de Estudos Metroferroviários, em colaboração com a Associação de Engenheiros Ferroviários (AENFER), tem a satisfação de convidá-los a participar de uma iniciativa estratégica que visa mapear as competências, interesses, capacidades e necessidades de formação contínua de nossos profissionais. Este projeto tem como pano de fundo a constante evolução do setor Metroferroviário, que enfrenta desafios inovadores em tecnologia, operações e gestão, exigindo um contínuo desenvolvimento de habilidades e conhecimentos.

Nosso questionário tem como objetivos:

Oportunizar Novos Profissionais Entrantes: Identificar áreas de demanda por formação e competências chave para o sucesso no setor, fornecendo uma orientação valiosa para profissionais que estão começando suas carreiras, assegurando que os novos talentos estejam preparados para contribuir efetivamente.

Atualização dos Profissionais Atuantes: auxiliar os profissionais já estabelecidos a identificar oportunidades de atualização e desenvolvimento, considerando as novas tendências que impactam suas funções e responsabilidades.

Mapeamento de Capacidades e Possibilidades de Contribuição: este novo item é fundamental. Queremos entender não apenas onde nossos profissionais se veem hoje, mas também explorar o vasto potencial de contribuição que cada um possui para o crescimento e inovação do setor. Ao reconhecer as capacidades únicas e as possibilidades de cada profissional, podemos juntos identificar caminhos para a colaboração efetiva, o compartilhamento de conhecimentos e a implementação de soluções inovadoras que atendam às necessidades atuais e futuras do nosso setor.

Este questionário abrange áreas essenciais como sinalização, manutenção de via permanente, gestão de material rodante, entre outras, e busca sugestões para cursos e treinamentos que possam endereçar as necessidades atuais e futuras do setor. Sua participação é crucial para que possamos, coletivamente, desenvolver um plano de desenvolvimento profissional que responda de forma abrangente aos desafios do presente e prepare o terreno para os avanços futuros.

Agradecemos desde já pela sua colaboração e compromisso com o avanço do setor Metroferroviário. Juntos, temos a oportunidade de assegurar que nosso setor continue a ser um exemplo de inovação, segurança e eficiência no transporte público.

Atenciosamente,

Coordenação de Educação Profissional e Tecnológica

Coordenação Geral do CEM

Representante da AENFER

Comissão de Estudos Metroferroviário da Associação de Engenheiros Ferroviários (AENFER)

 

Quais são as atividades correspondentes aos temas no segmento metroferroviário, a saber: 1 – sinalização, 2 – via permanente, 3 – Material rodante, 4 – Oficinas de manutenção, 5 – Estruturas civis, 6 – Telecomunicações, 7 – Subestações 8 – Equipamentos auxiliares, 9 – Rede aérea e terceiro trilho, 10 – Bilhetagem. 11  – Engenharia de manutenção, 12 – Alimentação elétrica

 

1 – Sinalização: Projeto e instalação de sistemas de sinalização para garantir a segurança na operação do metrô.

2 – Via permanente:  Construção e manutenção da infraestrutura da via, incluindo trilhos, dormentes e sistemas de drenagem.

3 – Material rodante: Manutenção e atualização dos trens e outros veículos utilizados no sistema metroviário.

4 – Oficinas de manutenção: Manutenção das instalações e equipamentos nas oficinas para garantir o bom funcionamento dos trens.

5 – Estruturas civis: Construção e manutenção das estruturas civis, como estações, plataformas e passarelas.

6 – Telecomunicações: Implantação e manutenção de sistemas de telecomunicações para comunicação entre as diferentes partes do sistema metroviário.

7 – Subestações: Instalação e manutenção de subestações elétricas para fornecer energia ao sistema metroviário.

8 – Equipamentos auxiliares: Manutenção dos equipamentos auxiliares, como escadas rolantes, elevadores e sistemas de ventilação.

9 – Rede aérea e terceiro trilho: Construção e manutenção da rede aérea ou terceiro trilho que fornece eletricidade aos trens.

10 – Bilhetagem: Implantação e operação de sistemas de bilhetagem para controle de acesso e cobrança de tarifas.

11 – Engenharia de manutenção: Desenvolvimento e implementação de estratégias de engenharia para garantir a eficiência da manutenção do sistema metroviário.

12 – Alimentação elétrica: Fornecimento adequado de alimentação elétrica para garantir o funcionamento contínuo do sistema metroviário.

Questionário de Experiência Profissional no Setor Metroferroviário

Este questionário destina-se a mapear a experiência profissional dos indivíduos atuantes no setor Metroferroviário, cobrindo diversas áreas críticas de atuação. Solicita-se que selecione o intervalo que mais precisamente reflete sua experiência em anos para cada uma das áreas listadas abaixo.

O esboço de questionário de múltipla escolha é destinado a profissionais ferroviários, à luz das áreas acima:

Clique no link abaixo e preencha o questionário

https://forms.office.com/r/6u0F2PXxZs 

Rolar para cima