Trem de levitação magnética retorna à circulação

Diário do Rio – O MagLev-Cobra, trem de levitação magnética, projeto da Coppe/UFRJ, agora em versão industrial, está programado para retornar às operações na Cidade Universitária no início do segundo semestre de 2024. Desenvolvido pela Aerom, uma empresa do Grupo Coester, este novo veículo vem equipado com sistemas de portas, refrigeração e automação de qualidade internacional.

A integração do MagLev-Cobra à linha de circulação e a implementação do sistema de automação começarão na semana seguinte, com a colaboração da SeaHorse, uma empresa localizada na Coppe. O coordenador do projeto, o professor Richard Stephan, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe e do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da UFRJ, supervisiona o processo.

 

Esta nova versão do MagLev-Cobra apresenta uma identidade visual alinhada aos padrões dos modais de transporte mais eficientes e ecologicamente corretos do mundo. Além disso, graças ao apoio financeiro da Faperj, foram incorporados avançados conceitos de fabricação, contribuindo significativamente para sua nova missão comercial.

Assim como na fase de testes inicial, o MagLev-Cobra continuará a circular na linha experimental de 200 metros, conectando o Centro de Tecnologia 1 (CT1) ao Centro de Tecnologia 2 (CT2) da universidade.

Fonte: Diário do Rio, 26/03/2024

Rolar para cima