NT EXPO 2014

Aenfer faz reflexão cautelosa sobre o destino do setor ferroviário brasileiro

Entidade aponta a necessidade de um planejamento mais firme e a reavaliação dos programas de incentivo

O futuro do setor ferroviário é de incerteza na visão do presidente da Associação de Engenheiros Ferroviários (Aenfer), Luiz Euler Carvalho de Mello. Na avaliação feita pelo executivo para os próximos anos, o cenário é de apreensão se baseado no Plano Diretor que, segundo ele, não possui um cronograma rígido de ações definidas e impacta o planejamento a médio e longo prazo das fornecedoras e consequentemente, o desenvolvimento do setor.

“A falta de um planejamento firme onera muito os custos do transporte de cargas pelas rodovias, dificulta as exportações e diminui a competitividade dos produtos no comércio nacional e internacional. Quando pensamos em ferrovia, o que existe de novo é a abertura de trechos ferroviários para outros operadores, com acesso controlado pelo Governo, por meio do direito de passagem”, explica o presidente da Associação, que também acrescenta que este modelo pode permitir o transporte de outros tipos de cargas da indústria e do agronegócio pela ferrovia.

Para a entidade, tanto o Programa de Investimentos em Logística (PIL) quanto o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Ferrovias), voltados principalmente ao aumento da competitividade do transporte de cargas, precisam ser reavaliados. “O PIL projetou apenas o transporte de cargas e não o de passageiros. Já o PAC não tem previsão orçamentaria para manutenção das obras e precisa de mão de obra qualificada que deve ser usada para preparar os novos profissionais do setor. Outra questão que precisa ser repensada é a qualidade dos projetos básicos de engenharia ferroviária e das obras realizadas no País”, considera Euller.

O presidente explica que esta apreensão também se estende às fornecedoras de equipamentos e materiais para o setor ferroviário, já que estas dependem de um cronograma de médio e longo prazo para as ferrovias brasileiras para poder investir e se programar. “Esse fator impede o desenvolvimento do setor, que poderia proporcionar condições melhores de competição com os fabricantes estrangeiros”, conclui.

O futuro das ferrovias faz parte do escopo de temas que serão discutidos na NT Expo – 17ª Negócios nos Trilhos, que acontece de 11 a 13 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento será a ocasião oportuna para pensar e sugerir soluções, além de ser  uma oportunidade para apresentar novidades e realizar negócios. “A ferrovia ainda é o modal de transporte mais rentável e em plena expansão em todos os países que zelam pela qualidade da logística de transporte de cargas. Esperamos que a feira traga para discussão qual o melhor modelo para o desenvolvimento ferroviário no Brasil”, diz o presidente da Aenfer.

A NT é o principal encontro metroferroviário latino americano, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento atua como uma plataforma de geração de negócios que reúne os principais players do mercado, com o objetivo de estreitar o relacionamento e favorecer discussões em torno do potencial da cadeia produtiva. Os interessados em visitar a feira podem realizar seu credenciamento pelo site:  http://ubm.io/11kpDjX.

NT Expo – 17ª Feira Negócios nos Trilhos
Data: 11, 12 e 13 de novembro.
Horário: 13 às 20h.
Local: Expo Center Norte.
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo.

Sobre a NT Expo – 17ª Feira Negócios nos Trilhos 2014 – http://www.ntexpo.com.br
É o principal encontro do setor de transporte metroferroviário da América Latina e reúne os principais players do mercado, carga e passageiro, nacionais e internacionais e toda a cadeia produtiva atuando como plataforma de geração de negócios, networking e melhores práticas. Em 2013 reuniu mais de 200 empresas, de 21 países e atraiu 8.339 visitantes. Em 2014, a NT Expo – Negócios nos Trilhos acontece entre os dias 11 e 13 de novembro, das 13 às 20 horas, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Sobre a UBM Brazil – www.ubmbrazil.com.br
É uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios. Está presente em 30 países, trabalhando para criar oportunidades de negócios e visibilidade às empresas.

Atendimento à Imprensa:

Vivian Giuzio
vivian@conteudoempresarial.com.br
13 – 9 9621-6622
SKYPE: conteudo.empresarial

Valeria Bursztein
valeria@conteudoempresarial.com.br
11 – 9 9104-2031
SKYPE: vbursztein

Júlia Teodoro
julia@conteudoempresarial.com.br
13 – 9 8145-0372

2 comentários em “NT EXPO 2014”

  1. Pingback: lizard king spores​

  2. Pingback: บาคาร่า lsm99

Deixe um comentário

Rolar para cima