A Comissão Especial em Defesa do Transporte Ferroviário, presidida pelo deputado André Ceciliano (PT), foi instalada, nesta quinta-feira (09/06), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Segundo o presidente do grupo, o objetivo da comissão é discutir a qualidade do transporte ferroviário oferecido no estado e o retorno de alguns ramais desativados.
“A antiga linha Barrinha, que ligava Japeri a Barra do Piraí, é um dos trechos que precisa ser reativado, por exemplo. Na comissão, queremos discutir também a acessibilidade, mobilidade e um projeto de desenvolvimento para o estado”, ressaltou Ceciliano.O deputado anunciou ainda que no começo de julho a comissão realizará a primeira audiência pública. Segundo ele, serão convidados representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Supervia, do Governo do Estado e do Ministério Público Federal. “Queremos trazer todos os atores envolvidos para pressionarmos a concessionária a melhorar o serviço”, explicou o petista.
A comissão também é composta pelos deputados Nelson Gonçalves (PSD), como vice-presidente, e Luiz Martins (PDT), como relator.
Movimento em Defesa dos Trens
Representantes do Movimento em Defesa dos Trens (MDT) também participaram da reunião. O coordenador do MDT, Fábio Paixão, explicou que o trem da linha Barrinha foi extinto em 1996. Segundo ele, já ocorreram várias iniciativas de reativação, mas nenhuma teve sucesso. “A população do interior luta pela volta do ramal, que tem 46 quilômetros de extensão e passava por municípios importantes, como Mendes e Engenheiro Paulo de Frontin. O serviço também ajudava ao comércio local, pois era utilizado para o transporte de mercadorias pela população”, destacou Paixão. Atualmente o trecho é administrado pela MRS Logística.
O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Raul de Bonis, ressaltou a importância do retorno desta linha. “Ela traz a possibilidade de alavancar o processo de desenvolvimento daquela região do Vale do Paraíba e a integração com a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Esse projeto recoloca o estado do Rio entre aquelas regiões que dispõem de trens regionais e que foram eliminados do país nos anos 90 com o processo de privatização da rede ferroviária. É importantíssimo”, avaliou Raul.
Fonte: Portal Alerj, 09/06/2016