A União Europeia (UE) lançou um programa para conceder viagens gratuitas de trem para jovens europeus. A inciativa DiscoverEU visa promover o bloco comunitário, aprofundar a identidade europeia dos jovens e tornar o intercâmbio cultural mais acessível.
Cerca de 15 mil jovens de 18 anos serão escolhidos neste verão europeu para viajar por até 30 dias para até quatro países diferentes dentro da UE, sem nenhum custo de transporte. O projeto DiscoverEU fornece apenas o acesso ferroviários gratuito – os jovens teriam que pagar por alojamento, alimentação e despesas adicionais.
A iniciativa foi aprovada em março, quando o Executivo da União Europeia destinou 12 milhões de euros para o projeto. A ideia foi inicialmente proposta pelo líder do grupo do Partido Popular Europeu (PPE), Manfred Weber, que a apresentou ao Parlamento Europeu.
O DiscoverEU considera os bilhetes ferroviários gratuitos um investimento na identidade cultural europeia. O projeto se baseia na ideia de a Europa ser “acima de tudo, sobre pessoas conectando e compartilhando emoções”.
Os defensores do DiscoverEU acreditam que o programa pode ajudar a “combater o crescimento atual do populismo”, ao ajudar jovens a experimentar as vantagens de livre circulação, ver a realidade de países vizinhos e explorar o que une os europeus.
Seleção com questionário
Como os fundos destinados ao projeto são suficientes para somente 15 mil bilhetes, os jovens europeus devem se candidatar por meio do Portal Europeu da Juventude. Os interessados devem se inscrever em junho, num período de duas semanas (detalhes ainda serão divulgados).
Um sistema de cotas e um questionário sobre a história, a cultura e os assuntos atuais da União Europeia serão usados como base para selecionar os 15 mil jovens que receberão as passagens ferroviárias.
Os participantes selecionados terão de realizar a viagem entre os meses de julho e setembro de 2018. As passagens serão distribuídas pelo já existente programa ferroviário InterRail, que oferece bilhetes com desconto para jovens europeus desde a sua criação, em 1972.
Parlamentares europeus esperam que o programa possa ser expandido. Na quarta-feira, a Comissão Europeia revelou seu novo orçamento para o quinquênio 2021-2027, que adicionará 700 milhões de euros ao projeto InterRail, além de dobrar os fundos destinados ao intercâmbio educacional.
Fonte: G1, 04/05/2018
Pingback: abaccus market