Prometido inicialmente para ser entregue em 2016 e vitrine do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), o Trem Intercidades pode sair do papel apenas em 2021.
A prefeitura de Campinas, região que deve ter a largada das obras do projeto, informou que a intenção do governo estadual é publicar ainda este ano o chamamento da PPP (Parceria Público-Privada), para que as linhas comecem a operar em três anos.
A informação não foi confirmada oficialmente pelo Estado. “A fase técnica e o projeto já estão desenhados, prontos para serem implementados. Estamos em fase de adequação dos equacionamentos econômicos financeiros para tornar o projeto atrativo e viável para os investidores”, disse o secretário de Transportes de Campinas, Carlos José Barreiro.
O Trem Intercidades ligará Vale do Paraíba, Baixada Santista, Grande São Paulo e a Região Metropolitana de Campinas. O projeto foi apresentado em 2012, e o custo estimado é de R$ 5,4 bilhões, sendo R$ 1,8 bilhões do Estado.
O governo Marcio França (PSB) quer apresentar até o fim do mês os estudos de pré-viabilidade da rota São Paulo-Americana, e planeja concluir os dados de todo o Estado em 20 meses.
Fonte: Gazeta de Taubaté, 24/05/2018