A Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), entidade de fabricantes de equipamentos para o sistema metroviário, ferroviário e rodoviário, que tem associadas como ALSTOM, Bombardier, CAF, Hyundai Rotem e Progress Rail – algumas das empresas envolvidas nos escândalos de corrupção e superfaturamento nas obras de diversos metrôs brasileiros – enviou propostas aos candidatos à presidência pedindo a privatização de metrôs e ferrovias.
Em documento enviado pela entidade, as empresas pedem a privatização da CBTU, que opera em Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Macéio e Natal e da Trensurb, que opera em Porto Alegre e região metropolitana.
As empresas ainda sugerem primeiro a privatização do metrô de Belo Horizonte, para depois expandir para os demais sistemas no Nordeste.
Ainda há a exigência de “ajustes e melhorias nos arcabouços jurídico, ambiental e do entorno de negócios, a fim de atrair investimentos nacionais e estrangeiros em concessões e PPPs, priorizando estas modalidades sobre os investimentos exclusivamente de recursos públicos”, medidas que sabemos favorecer a degradação ambiental, remoção de comunidades, e a corrupção.
A iniciativa das empresas demonstra que a privatização vem para atender os interesses dos empresários, e não do povo e dos trabalhadores do setor.
A privatização favorece a corrupção, aumenta a precarização dos trabalhadores e do serviço prestado, além de aumentar a tarifa dos usuários.
Nós da Fenametro, entidade que organiza a luta dos metroferroviários em todo país, somos contrários a todas privatizações e PPPs existentes, exigimos a reestatização dos metrôs e ferrovias privatizados, e defendemos um aumento significativo do investimento público no setor para que possamos ter uma expansão da malha metroferroviária, um transporte mais econômico, sustentável e de massas.
Fonte: Federação Nacional dos Metroferroviários: fenametro.org.br, 24/08/2018
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