A SuperVia, concessionária dos trens urbanos do Rio de Janeiro, está investindo R$ 50 milhões em melhorias nos ramais de Vila Inhomirim e Guapimirim. O montante engloba obras na via permanente, nas estações e a reforma de locomotivas e carros de passageiros. A aplicação dos recursos começou no ano passado e vai até 2017.
No ano passado, a concessionária iniciou as melhorias no ramal de Guapimirim, que estava inoperante. Foram realizadas obras na via, reforma da estação Meia-Noite e da ponte de Suruí. O percurso, que antes era feito em 1h30min, passou para 1h15min. O diretor de operações do teleférico do Alemão e dos ramais de Vila Inhomirim e Guapimirim, Luiz de Souza, explica que a reforma proporcionou uma viagem mais rápida e mais segura. A concessionária já iniciou neste ano as obras no outro ramal.
A empresa já operava o ramal de Vila Inhomirim e, em maio do ano passado, recebeu do governo o de Guapimirim. Os trens elétricos saem da Central do Brasil e quando chegam a Saracuruna se dividem em dois ramais: Saracuruna-Guapimirim, com 42 km, e Saracuruna-Vila Inhomirim, com 15 km. Os ramais são eletrificados e usam trens diesel, com locomotivas e carros. O material rodante é compartilhado.
Os ramais contam com seis locomotivas, sendo cinco em operação e uma em reforma. Estão operando três máquinas GE U12 (duas antigas e uma reformada pela WCR) e duas GM12 que foram alugadas da Locofer. As locomotivas da Locofer começaram a operar em maio. Elas eram usadas na Ferrovia Tereza Cristina, no transporte de carvão.
A outra locomotiva está sendo reformada pela Progress Rail. Quando esta máquina for entregue, em outubro, a SuperVia iniciará a reforma das outras duas máquinas antigas, gradativamente.
Os ramais contam ainda com seis carros de passageiros, sendo três deles reformados e em operação, e outros três em reforma, prevista para terminar em agosto.
Fonte: Revista Ferroviária, 29/06/2012