Agentes da SuperVia que faziam ronda de rotina flagraram um homem furtando cabos de sinalização nas proximidades da estação Olinda (ramal Japeri), por volta das 23h30 de ontem (07/09). Com ele, havia seis metros de cabos de sinalização. A concessionária acionou imediatamente a Polícia Militar e o suspeito foi conduzidos para a delegacia.
Foto: SuperVia
A SuperVia lamenta que ocorrências como essa causem riscos à operação dos trens e transtornos aos seus milhares de clientes. No primeiro semestre deste ano, foram registradas 364 ocorrências de furtos de cabos de energia e de sinalização no sistema ferroviário, totalizando mais de 14 mil metros de cabos retirados indevidamente do sistema. Desde o início do ano, já foi gasto mais de R$ 1 milhão com recuperação do sistema de sinalização devido a esses crimes. Os casos são comunicados às autoridades competentes e registrados na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).
Os agentes da SuperVia não têm poder de polícia, mas realizam rondas constantes e acionam a polícia sempre que necessário. Por vezes, essa parceria resulta em detenções ou prisões de criminosos. A empresa tem notificado todos os casos e contribuído com imagens e informações que possam auxiliar nas investigações sobre as quadrilhas especializadas nesses crimes, como furtos de cabos de energia e sinalização, e de grampos (peças que fixam os trilhos aos dormentes). Com o agravamento da situação, é importante que as ações conjuntas gerem resultados que contribuam para amenizar o impacto que furtos de cabos e equipamentos têm gerado sobre a prestação de serviço aos passageiros da concessionária.
Fonte: SuperVia, 08/09/2021
Pingback: unieke reizen