Um pacote de obras vai viabilizar projetos importantes para o estado, que corriam o risco de ficar no papel, cobertos pela poeira de anos de promessa. O principal deles é a Linha 3 do metrô, que ligará Niterói a São Gonçalo. O Banco do Brasil liberou um empréstimo de R$ 3,6 bilhões para o governo estadual, com pagamento a longo prazo. É a primeira vez que o banco aprova essa modalidade de operação a um estado. Cerca de R$ 885 milhões já devem entrar no caixa fluminense amanhã, e o restante do dinheiro será liberado, em parcelas, até 2015. Com isso, o projeto executivo do metrô de Niterói já começa a ser feito e o bate-estaca tem início ainda em dezembro deste ano.
O plano é que o primeiro trecho, entre Barreto e Alcântara, com 14 quilômetros, seja inaugurado em dezembro de 2014. Os outros dois trechos, entre a Estação Arariboia e Alcâncatara, de cerca de três quilômetros, e entre Barreto e Guaxindiba, de mais cinco quilômetros, deverão ficar prontos até julho de 2015. A Estação Arariboia será o maior modal da América Latina, ao integrar metrô, barcas e ônibus.
Verba também para as lagoas da Barra
Na prática, o empréstimo chega para dar o ponta pé inicial na Linha 3. Para isso, serão destinados R$ 200 milhões. O vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, disse que, ao negociar o financiamento junto à presidente Dilma Rousseff, também acertou a inclusão de R$ 500 milhões para a obra no Orçamento Geral da União de 2013 e mais um outro empréstimo, provavelmente do Bndes, de R$ 700 milhões. A estimativa é que a obra custe em torno de R$ 3 bilhões.
– Focamos nos problemas que temos, tudo que é importante, e colocamos dentro desse empréstimo. A burocracia bancária para emprestar para o estado é muito grande. A presidente Dilma (Rousseff) ajudou muito, incentivando o Banco do Brasil a fazer uma operação ágil. E a gente ficou em cima. Os técnicos do BB brincam dizendo que conseguimos um empréstimo dessa monta mais rápido do que o banco libera uma máquina agrícola, que é uma operação muito comum e leva 120 dias. Nós obtivemos o financiamento em 119 dias – diz Pezão.
O dinheiro também vai reforçar o caixa das obras da Linha 4, já em andamento. Durante o dia, chegou-se a anunciar que a reforma do Maracanã ficaria com R$ 200 milhões do valor liberado, sem que isso significasse um aumento no custo total da obra de R$ 859,9 milhões. Mais tarde, o estado informou que tinha havido um equívoco e que o estádio receberia este valor da CAF (Corporação Andina de Fomento). O Maracanã já foi alvo de polêmica porque os custos aumentaram depois da obra licitada. O presidente da Emop, Ícaro Moreno, assegurou ontem que as obras do Maracanã serão concluídas no prazo:
– Somos uma das obras mais fiscalizadas do país. O Maracanã é um ícone, interessa a todo mundo. Além dos órgãos de sempre, recebemos pedidos de informações do Ministério Público, estadual e federal, de comissões, de deputados e vereadores. Sei lá, uns 13, 14 órgãos. Faz parte da democracia. Não nos atrapalha.
A negociação para obter os recursos começou antes mesmo de o governador Sérgio Cabral enviar à Assembleia Legislativa do Rio um projeto de lei criando o programa de mobilidade urbana (Pró-Cidades).
Portanto, todos os projetos beneficiados estão no escopo desse programa. Além das linhas do metrô, na área de transportes também serão contemplados o Arco Metropolitano e a recuperação de rodovias, como a Avenida Presidente Kennedy (RJ-101); a RJ-148 (Nova Friburgo); e a RJ-234 (São Fidélis-Italva). Também espera-se solucionar mais um problema: novas barcas serão compradas para o trajeto Rio-Niterói que tanta dor de cabeça tem causado, com protestos contra aumentos de tarifa e reclamações por parte dos usuários sobre a qualidade do serviço.
No terreno da infraestrutura urbana, estão obras de asfaltamento em 91 municípios, em especial na Baixada, contenção de encostas na Serra, controle de cheias no Norte e Noroeste Fluminense, e urbanização de favelas, como Jacarezinho. E, como não poderia deixar de ser, há recursos também destinados à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016, como a recuperação do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e do Canal da Joatinga, que está no caderno de encargos.
A presidente Dilma Rousseff se reúne amanhã com o governador Sérgio Cabral e o presidente do BB, Ademir Bendine, no Palácio Guanabara, às 15h, para assinar o contrato do empréstimo.
Fonte: O Globo, 12/06/2012