A CPI dos Trens se reúne, na tarde desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), para discutir a sanção de R$ 2,2 milhões aplicada na última terça-feira (5) pela Agência Reguladora de Transportes (Agetransp) à Supervia devido o não cumprimento de investimentos previstos no contrato de concessão, firmado em 2010. A falta de segurança nas estações também está entre os assuntos a serem debatidos: desde quarta-feira, a Polícia Militar realiza operações em 12 estações consideradas perdidas para o tráfico de drogas, com o objetivo de retomar o controle desses territórios.
Foram convidados a participar da sessão o secretário estadual de Transportes, André Luiz Nahass, e o presidente da Agetransp, Murilo Leal. A sessão será realizada às 10h30.
A presidente da CPI, deputada Lucinha (PSD), diz que a Supervia joga a responsabilidade dos problemas operacionais no furto de cabos, mas que os problemas enfrentados pelos passageiros não se resumem a isso, e elencou obrigações contratuais da concessionária que não estariam sendo cumpridas.
— Toda hora o sistema para de funcionar e é a mesma ladainha sobre furto de cabos. Também tem a questão dos dormentes deteriorados, a malha ferroviária destruída, e ainda faltam banheiros nas estações e acessibilidade. Estações estão comandadas pelo narcotráfico, e a Agetransp nunca tinha multado a Supervia, só fez isso depois de quatro audiências da CPI. Porque essa demora, se esse caos já acontece há mais de um ano? Ninguém tinha conhecimento? — questiona a deputada.
O governador Cláudio Castro, anunciou na última quinta-feira a suspensão da negociação de novo reajuste tarifário para a Supervia. Em janeiro, a agência reguladora homologou o aumento da tarifa para R$ 7 a partir de 2 de fevereiro, valor considerado muito alto pelo governo do estado e que, desde então, vinha sendo negociado entre as partes.
Eliomar Coelho (PSB), vice-presidente da CPI, acrescenta que o grupo também vai retomar o debate sobre furto de cabos relatado pela Supervia.
— Precisamos também saber que providências a Supervia vem adotando para evitar que os furtos continuem. Nas cidades grandes de todo o Brasil, não há nenhuma linha ferroviária que apresente tantas falhas assim. Também queremos saber os motivos exatos que resultaram nessa multa de mais de R$ 2 milhões — resume.
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