Governo fecha acordo para terminar Estação Gávea

Governo fecha acordo para terminar Estação Gávea do metrô

O governo do estado costurou um acordo para terminar as obras da Estação Gávea do metrô, paradas desde 2015.

Pela proposta, que ainda precisa passar pelos órgãos de controle do RJ, o Metrô Rio — concessionária que opera as três linhas no Rio — arcaria com os R$ 600 milhões previstos para a conclusão do terminal e, em troca, ganharia uma extensão de 10 anos na concessão.

Nesta quinta-feira (23), governo, Metrô Rio e Rio-Barra assinaram um protocolo de intenções para o serviço. Os termos precisam ser aprovados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) para que o contrato definitivo seja selado.

A previsão é que a obra dure 30 meses. Se o acordo for aprovado pelos órgãos de controle nas próximas semanas, os trabalhos serão retomados ainda este ano, terminando em meados de 2026.

Impasse de 8 anos

A construção do caminho de trilhos que liga Ipanema, na Zona Sul, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste, começou em 2010, 12 anos depois do contrato de concessão ter sido assinado pelo governo.

O metrô começou a circular pela linha 4 em 2016, para as Olimpíadas do Rio. Mas a extensão até a Gávea ficou para depois, e desde 2015 o rabicho da Gávea está abandonado, em meio a indícios de superfaturamento e sobrepreço.

Um estudo apontou risco de afundamento, com potencial de dano muito alto na região. O canteiro da Estação Gávea tem entre os vizinhos a PUC e meia dúzia de edifícios.

Na época das obras, dois grandes buracos foram escavados, cada um com cerca de 50 metros de profundidade.

Para garantir a segurança, as paredes dos buracos ganharam uma camada de proteção, chamada pelos técnicos de concreto primário. Além disso, tirantes foram fixados para fortalecer a estrutura.

Em janeiro de 2018, segundo a concessionária, como não havia previsão para a retomada da obra, os engenheiros decidiram encher os buracos com água para dar mais segurança. A água ajudaria a pressionar as paredes, evitando desmoronamentos.

Em dezembro de 2021, o RJ1 mostrou que 740 peças que seriam utilizadas nas obras de extensão da linha, avaliadas em cerca de R$ 50 milhões, estavam abandonadas em um depósito na Avenida Francisco Bicalho, no Centro do Rio.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/blog/edimilson-avila/post/2023/11/23/acordo-para-terminar-estacao-gavea-do-metro.ghtml, 24/11/2023

Foto: Reprodução/TV Globo

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