Há 25 anos a Associação de Engenheiros Ferroviários – AENFER, homenagea personalidades que se destacaram ou que continuam valorizando e trabalhando para o progresso e o desenvolvimento da ferrovia brasileira. A entrega da premiação aconteceu no dia 11 de janeiro/2024.
Conheça os contemplados com a Condecoração Engenheiro Paulo de Frontin, ano 2023
Cyntia Nascimento Leite, Edson Vander Teixeira, Fernando Navarro Gualter (in memoriam), Luiz Paulo Corrêa da Rocha e Vicente Abate.
Cyntia Nascimento Leite
Deu continuidade ao trabalho deixado pelo seu tio, Paulo Henrique Nascimento, de resgatar o movimento ferroviário no circuito turístico de 120 km entre Cataguases (Minas Gerais) e Três Rios (RJ). E como diretora-presidente da ONG Amigos do Trem, Cyntia tem a responsabilidade por todos os projetos, negociações e tomadas de decisão relacionadas à administração. A Amigos do Trem é formada por membros voluntários que dedicam seu tempo à causa ferroviária. Atualmente, um dos projetos que se destaca e é considerado modelo é o trem turístico Trem Rio-Minas.
Edson Vander Teixeira
Estudou na Escola Industrial Silva Freire em Engenho de Dentro, cursou Operação Ferroviária e se aprofundou nas pesquisas históricas envolvendo ferrovias. Ingressou na Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF /Regional Engenho Novo, passando a exercer os cargos de bibliotecário, coordenador da sede e diretor de Promoções.
É Membro da Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem. Ferromodelista, ativo propagador da Preservação da Memória Ferroviária. Curador de um acervo que reúne milhares de fotos históricas das ferrovias de nosso país, também é gestor de dezenas de comunidades em diferentes mídias sociais, que objetivam a criação de conteúdo e divulgação da história de nossas ferrovias. Seu esforço para reunir e proporcionar uma interação digital entre os membros da comunidade de preservação ferroviária, permitiu o surgimento de uma nova geração de fãs de ferrovia para disseminar o conhecimento adquirido e a paixão pelo trem.
Fernando Navarro Gualter (in memoriam)
Fernando Navarro tinha o ensino médio completo e ainda criança foi trabalhar na banca de jornal do seu pai ao lado do Prédio Dom Pedro Segundo, Mais conhecido como Central do Brasil e reduto dos ferroviários. Durante muitos anos permaneceu na banca que herdou até desenvolver a paixão pela ferrovia e se tornando ativista ferroviário e ferromodelista. Arrendou a banca de jornal e se dedicou com amor e muito capricho ao novo ofício. Organizava encontros no Museu do Trem no Bairro Engenho de Dentro e posteriormente na gare da Estação Barão de Mauá (Leopoldina). Participou de eventos fora do Rio de Janeiro e fundou a Associação de Ferromodelismo do estado do Rio de Janeiro. Em 23 de Agosto de 2011 foi vítima de um infarto fulminante falecendo aos 60 anos.
Fernando Navarro não está mais entre nós, mas deixou seu legado. Sua filha, Sarah Navarro, deu continuidade ao seu trabalho. Abriu um ateliê e seguiu em frente.
Luiz Paulo Corrêa da Rocha
O deputado estadual Luiz Paulo está em seu quinto mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro como deputado estadual e coordena a Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminense que tem como objetivo formular Políticas Públicas para o setor. Ele defende a necessidade de se ter uma logística de transporte sobre trilhos consolidada.
Participou da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos trens que foi instaurada para investigar, durante seis meses, os principais problemas enfrentados pelos usuários do transporte ferroviário no estado do Rio de Janeiro. Em um relatório final foi concluído que o sistema estava em pré-colapso.
Vicente Abate
É Consultor Das Empresas Greenbrier Maxion E Amsted-Maxion. É Presidente Da Associação Brasileira Da Indústria Ferroviária – Abifer Que Tem Como Missão Fomentar O Crescimento Da Indústria Ferroviária Instalada No País, Incentivando A Expansão Do Transporte Ferroviário De Carga E De Passageiros E Oferecendo, Através De Suas Associadas, Suporte Técnico Às Concessionárias E A Seus Usuários. Em Dezembro De 2021, Vicente Abate Foi Agraciado Pelo Ministério Da Infraestrutura Com Sua Maior Honraria, A Medalha Mérito Mauá. Hoje, Ele Recebe Pela Aenfer Outra Honraria Importante No Âmbito Ferroviário: A Condecoração Engenheiro Paulo De Frontin.