Descobrir belas paisagens, economizar e desfrutar de viagens seguras e rápidas a bordo do trem. São com esses objetivos que turistas estão optando pelo trem urbano de João Pessoa e fugindo do alto preço do transporte público da capital paraibana. Com apenas R$ 0,50 eles podem percorrer 30 km de ferrovia numa área onde o urbano e rural se confundem e proporcionam a descoberta de novas imagens.
Desde o início do período das férias que a CBTU vem registrando a presença de um público diferenciado, liderado por viajantes de outras cidades e estados. Esse novo público procura formas alternativas de economizar e conhecer as cidades por outro ângulo. “O trem é a grande alternativa de turismo barato nesta região. Além de economizar, a gente tem uma viagem tranqüila e bastante agradável”, afirma o contador Hermes Antônio Vagazi, da cidade de São Paulo.
A bordo do comboio da CBTU o turista pode conhecer várias praias do litoral norte paraibano, a exemplo de Intermares, Poço, Camboinha, Ponta de Campina, Formosa, entre outras de beleza incomparável localizadas no município de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. Ele também pode se aventurar, após a viagem de trem, no barco-ônibus e no ferryboat que o leva até as praias de Costinha, Bela, Bonita, Fagundes, Pontinha e Ponta de Lucena, no município de Lucena.
O trem também conduz o visitante às ruínas da Fortaleza de Santa Catarina, ao Porto de Cabedelo e a belíssima praia de Jacaré, famosa pelo seu original pôr do sol ao som do Bolero de Ravel, ao centro de preservação de aves silvestres do Ibama e as matas do Amém e do Estado. “Não sabia que poderia conhecer tanto pagando tão pouco. É muito barata a tarifa do trem, só R$ 0,50. É bom demais”, revela a secretária paulista, Ana Maria de Lima Monte, que passa férias em João Pessoa. “Ah! Se o trem circulasse por toda cidade”, acrescenta.
Além de levar turistas para as outras cidades da RMJP, os visitantes também podem descobrir pontos turísticos no entorno da Estação João Pessoa. Antes de embarcar, eles contemplam o Centro Histórico de João Pessoa, conhecem o marco Zero da cidade, a estação rodoviária, o Hotel Globo e a Igreja de São Pedro Gonçalves, além de outras construções históricas. “Esse trem é um grande impulsionador do turismo nesta região. Realmente fiquei encantado com as paisagens durante a viagem. A gente descobre uma nova visão da cidade de João Pessoa que é linda”, elogia o micro empresário Roberval Campos, da cidade carioca de Duque de Caxias.
Fonte: CBTU 22/01/2013