A SuperVia começa a testar um sistema que promete reduzir acidentes e o intervalo entre os trens do Rio. O novo sistema, uma espécie de fiscal e ajudante do maquinista, está em testes no ramal de Deodoro, como mostrou a reportagem exibida no RJTV nesta quarta-feira (23).
Se o maquinista passa do limite de velocidade no trecho, o próprio sistema manda ele parar na velocidade adequada. Hoje, a sinalização é feita no olho, ou seja, o sinal vermelho precisa ser visto para que o maquinista freie. No sistema em testes, não é possível passar o sinal vermelho.
“Se viesse um trem lá, e eu não tivesse esse equipamento, o maquinista estivesse errado, ele poderia ter um choque. Hoje eu não faço essa operação. Com esse equipamento, eu já posso fazer o trem vir, porque eu tenho certeza que o trem vai parar”, explica o diretor de operações da SuperVia, João Gouveia Ferrão Neto.
Prevenção de acidentes
Esse maior controle impediria, por exemplo, que acidentes como o de 2007 acontecessem. Na ocasião, dois três se chocaram em Austin, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Na colisão, oito pessoas morreram e 101 ficaram feridas.
A princípio, quem está dentro dos vagões não vai perceber nenhuma diferença na viagem. Mas, de acordo com a superVia, o maior interessado, o passageiro, também vai sentir melhorias. O novo sistema vai possibilitar que o intervalo entre os trens caia pela metade.
Como diminui o risco de colisões, por exemplo, as composições podem andar mais próximas umas das outras.
“Hoje, no ramal central de Deodoro, temos o limite de seis minutos, de um intervalo entre um trem e outro, e devemos passar para três minutos. Isso significa que nós fazemos dez trens por hora em cada linha, e podemos fazer 23 por hora em cada linha”, ressalta João Gouveia.
O sistema começa a funcionar no ramal de Deodoro em março, e estará em todos os ramais até o final do ano. No entanto, a redução dos intervalos só acontece mesmo depois de 2014, com a chegada dos novos trens encomendados pela Supervia e o governo do estado.
Veja a matéria do RJTV sobre o sistema:
Fonte: RJTV, 23/01/2013