O Governo do Estado afirmou, nesta segunda-feira (5), que a Linha 3 do metrô – que ligará Niterói, São Gonçalo e Itaboraí – será construída até 2014. A obra representará o primeiro percurso intermunicipal feito por este meio de transporte no estado. Com uma estação projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Linha 3 vai atender 1,7 milhão de moradores e servirá a 350 mil passageiros por dia.
Segundo o Governo, o investimento na obra será de cerca de R$ 1,2 bilhão, sendo R$ 400 milhões oriundos da Petrobras. O trajeto inteiro, com 37 quilômetros e 16 estações, será divido em dois trechos: o primeiro, que liga Niterói a São Gonçalo, e o segundo que segue até Itaboraí, com uma parte feita por rodovia.
A primeira estação, Arariboia, terá cerca de 24 mil metros quadrados e vai integrar barcas, metrô e ônibus, tornando-se a maior estação intermodal do Brasil e a primeira a contar com uma saída hidroviária. O projeto, que será do arquiteto Oscar Niemeyer, fará parte do Caminho Niemeyer. A segunda parada do trajeto será a Jansen de Melo. Depois, para dar lugar à Estação Barreto, será revitalizada a antiga gare ferroviária, assim como seu entorno. Ao lado da estação, um grande pátio será utilizado para manobras.
Neste primeiro trecho, que vai até a Estação Alcântara, em São Gonçalo, o metrô seguirá por um elevado, passando pelas alças de acesso da Ponte Rio-Niterói. A construção em via elevada é mais barata do que a feita por dentro de túneis. De Alcântara até a Estação de Guaxindiba, o trajeto será feito no nível do chão, pela superfície. A partir desse local, será construída uma rodovia que servirá de extensão dos trilhos, até Visconde de Itaboraí.
Segundo o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, parte da verba virá da Petrobras, que investe pesado no polo petroquímico de Itaboraí. “Já adequamos a obra ao que o Tribunal de Contas da União (TCU) tinha pedido. Entregamos também as exigências de contrapartidas financeiras do Estado. Acredito que iniciaremos as obras até o fim do ano”, frisou Luiz Fernando Pezão.
A Estação de Vila Laje será a primeira de São Gonçalo e vai levar ao segundo município mais populoso do estado um sistema de transportes de massa, o que servirá para aumentar a qualidade de vida da população e diminuir os engarrafamentos no município. Todas as estações serão equipadas com elevadores, para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência.
A última estação do trajeto feito pelo metrô, Guaxindiba, será construída nas imediações da BR-101 Norte e atenderá aos moradores de Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e Magé. Também será construído um pátio onde será realizada a manutenções dos trens.
Fonte: Agência Rio de Notícias, 05/09/2011