O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes anunciou na última quinta-feira (13) que pretende mudar a trajetória do BRT Transbrasil, que ligará a Baixada Fluminense ao Centro, e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que atenderá a região da Zona Portuária e central. A decisão foi tomada após debate promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil do Rio de Janeiro (IAB-RJ).
O projeto originalmente previa a implementação do BRT Transbrasil passando na Rua Primeiro de Março e um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Avenida Rio Branco. Os arquitetos argumentaram no encontro de terça que o ideal é que haja uma inversão na implementação dos transportes nas duas vias, já que o VLT é um meio de transporte mais leve, silencioso e simples, que se adaptaria melhor à escala da Rua Primeiro de Março. Já o BRT Transbrasil faria mais sentido se passasse pela Avenida Rio Branco, uma via com calçadas largas e com pouca importância em termos de arquitetura.
No debate realizado pelo IAB-RJ em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), também foram apresentados projetos para as novas áreas para pedestres na Av. Rio Branco e Rua Primeiro de Março e para o Porto Maravilha.
As obras fazem parte do projeto de melhoria da mobilidade urbana da cidade até as Olimpíadas de 2016.
Fonte: Construção e Mercado – São Paulo/SP, 17/06/2013