A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), ferrovia responsável por escoar a produção da Vale em Minas Gerais rumo ao Porto de Tubarão, Espírito Santo, movimentou 68,5 milhões de toneladas de produtos apenas no primeiro semestre deste ano. Desse volume, 55 milhões de toneladas corresponderam ao transporte de minério de ferro. Os outros 13,3 milhões referem-se à movimentação de carga geral.
A ferrovia, que opera também o único trem de passageiros diário do país que percorre longas distâncias, foi responsável pelo transporte de mais de 450 mil pessoas no mesmo período. Das pessoas que utilizaram o transporte ferroviário ofertado pela Vale no primeiro semestre do ano, quase 82 mil embarcaram na estação Pedro Nolasco, que fica na Região Metropolitana de Vitória. Também pela estação Pedro Nolasco, em Cariacica, chegaram ao Espírito Santo, no primeiro semestre deste ano, mais de 78,7 mil passageiros vindos de diferentes cidades mineiras.
Em Governador Valadares, cidade que fica no Leste de Minas, mais de 64 mil passageiros embarcaram nos trens da Vale de janeiro a junho de 2013. Nesse mesmo período, o município recebeu ainda outras 66 mil pessoas, que chegaram ao local pelos trens da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Na estação Intendente Câmara, que fica em Ipatinga, município da região Metropolitana de Belo Horizonte, desembarcaram mais de 42,1 mil pessoas nos primeiros seis meses do ano. No que diz respeito aos embarques, mais de 41,8 mil pessoas partiram da cidade mineira com destino ou ao litoral capixaba, ou a Belo Horizonte.
A capital mineira foi responsável pelo embarque de mais de 102 mil pessoas entre janeiro e junho deste ano. Já os desembarques realizados na estação central de Belo Horizonte ultrapassaram 98,5 mil nesse mesmo período.
Vitória a Minas
A Estrada de Ferro Vitória a Minas, considerada uma das ferrovias mais produtivas do Brasil e uma das mais modernas do mundo, tem 905 quilômetros de extensão e transporta cerca de 40% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 60 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros.
Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança. Com o passar dos anos, as operações da Estrada de Ferro foram modernizadas para aumentar a eficiência, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano.
Fonte: G1, 12/08/2013
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