O trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Palmas (TO) e Anápolis, a 55km de Goiânia, deve ser inaugurado na próxima quinta-feira (22). A finalização desta parte da via, que começou a ser construída há 27 anos, surpreendeu aos moradores da cidade goiana. “A maioria das pessoas achou que nunca ia passar esse trem aqui”, afirma a operadora de telemarketing Noeli Divina Batista.
O prejuízo com cargas que deixam de ser transportadas, perdas e impostos não arrecadados pode chegar a US$ 12 bilhões por ano, segundo informações da empresa responsável pelas obras, a Valec. Com o uso da ferrovia, empresários de Anápolis esperam reduzir o valor pago no frete em até 30%.
“Nós não vamos esperar a concessão sair. Nós estamos importando locomotiva para fazer manobra aqui no nosso pátio. Nós queremos fazer uma carga para fazer um modelo e para mostrar a importância dessa logística nova do Brasil. A ferrovia vai mudar o perfil econômico da nossa região e do Brasil”, disse o empresário Edson Tavares.
Por enquanto, a ferrovia opera apenas em caráter experimental. Há um mês, vagões transitam pelos trilhos da Norte-Sul para transportar materiais usados na obra do pátio de manobras. Eles carregam cerca de 1 mil toneladas de brita por dia em três viagens. Caso a brita fosse levada em caminhões, seria preciso de 65 veículos diariamente.
Ferrovia
O projeto da Ferrovia Norte-Sul prevê 4.576 mil quilômetros de trilhos, cortando nove estados, do Maranhão a São Paulo. Devido à demora da obra, a Valec não sabe precisar quanto de dinheiro já foi gasto, no entanto, estima-se que US$ 8 milhões.
Denúncias de irregularidades marcam a obra. Em julho do ano passado, o ex-presidente da Valec, Juquinha das Neves foi preso na Operação Trem Pagador da Polícia Federal, sob suspeita de superfaturamento e desvio de verbas. Um novo presidente assumiu a Valec e pediu mais R$ 400 milhões ao governo federal.
Entre Açailândia, no Maranhão, e Palmas os vagões já circulam há dois anos. Após a conclusão da ferrovia entre a capital de Tocantins e Anápolis, será priorizado o trecho até Estrela D’Oeste, em São Paulo. “Já está em andamento a extensão sul, no trecho entre Ouro Verde e Estrela D´Oeste. Já está em execução com previsão para finalizar em 2015”, estima o gerente regional da Valec, Charles Magno Beniz.
“Nós não vamos esperar a concessão sair. Nós estamos importando locomotiva para fazer manobra aqui no nosso pátio. Nós queremos fazer uma carga para fazer um modelo e para mostrar a importância dessa logística nova do Brasil. A ferrovia vai mudar o perfil econômico da nossa região e do Brasil”, disse o empresário Edson Tavares.
Por enquanto, a ferrovia opera apenas em caráter experimental. Há um mês, vagões transitam pelos trilhos da Norte-Sul para transportar materiais usados na obra do pátio de manobras. Eles carregam cerca de 1 mil toneladas de brita por dia em três viagens. Caso a brita fosse levada em caminhões, seria preciso de 65 veículos diariamente.
Ferrovia
O projeto da Ferrovia Norte-Sul prevê 4.576 mil quilômetros de trilhos, cortando nove estados, do Maranhão a São Paulo. Devido à demora da obra, a Valec não sabe precisar quanto de dinheiro já foi gasto, no entanto, estima-se que US$ 8 milhões.
Denúncias de irregularidades marcam a obra. Em julho do ano passado, o ex-presidente da Valec, Juquinha das Neves foi preso na Operação Trem Pagador da Polícia Federal, sob suspeita de superfaturamento e desvio de verbas. Um novo presidente assumiu a Valec e pediu mais R$ 400 milhões ao governo federal.
Entre Açailândia, no Maranhão, e Palmas os vagões já circulam há dois anos. Após a conclusão da ferrovia entre a capital de Tocantins e Anápolis, será priorizado o trecho até Estrela D’Oeste, em São Paulo. “Já está em andamento a extensão sul, no trecho entre Ouro Verde e Estrela D´Oeste. Já está em execução com previsão para finalizar em 2015”, estima o gerente regional da Valec, Charles Magno Beniz.
Veja matéria original e vídeo no link: http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/05/apos-25-anos-trecho-da-ferrovia-norte-sul-sera-inaugurado-em-goias.html
Fonte: G1, 19/05/2014
Pingback: b4R
Pingback: poker
Pingback: สล็oต pg เว็บตรงแตกหนัก
Pingback: ทางเข้าเล่น PGSLOT