CPTM relança edital para compra de 65 trens

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) relançou nesta sexta-feira (22/03) o edital da concorrência internacional para a aquisição de 65 novos trens. Os trens serão com oito carros cada, totalizando 520 carros, com passagem livre entre eles (gangway), e serão utilizados em todas as linhas da companhia. Essa é a maior encomenda de trens elétricos do país.  A CPTM relança a licitação e muda para internacional após quatro adiamentos de entrega de propostas e apenas uma proposta apresentada pelo consórcio Frota CPTM (CAF Brasil Indústria e Comércio e Alstom Brasil Energia e Transporte), que foi desclassificado por apresentar orçamento acima do estimado pelo governo, que foi de R$ 23,7 milhões por trem (R$ 2,96 milhões por carro).

A nova licitação também é do tipo menor preço e contempla o projeto e fabricação dos trens. A licitação está dividida em dois lotes, sendo um com 30 trens e outro com 35 trens. De acordo com o edital, os serviços de cada lote deverão ser executados no prazo de 36 meses corridos, contados a partir da emissão da ordem de serviço, prevista para até 30 dias após a assinatura do contrato.

Para acelerar o novo processo, o governo de São Paulo fez uma consulta ao mercado e seis empresas estrangeiras, entre elas a CAF da Espanha e a Alstom francesa, demonstraram interesse na nova licitação. O governo espera, antecipando os pagamentos aos fornecedores, que parte dos trens seja entregue ainda no governo Alckmin, que encerra no final de 2014.

Os carros serão de aço inoxidável e, segundo o edital, o trem será formado por um carro motor com a cabine de comando, dois carros reboques, dois carros motores no centro, mais dois carros reboques e outro carro motor com a cabine de comando.

O contrato inclui também o fornecimento de sobressalentes; um novo simulador operacional de trens com a atualização dos demais simuladores em operação na CPTM; manuais de manutenção e operação e a prestação de serviços de treinamento técnico-operacional, transferência de tecnologia, assistência técnica, com garantia assistida dos trens.

A sessão pública para a entrega das propostas será no dia 25 de abril, às 14h30. O edital e seus anexos estão disponíveis no site da CPTM – www.cptm.sp.gov.br – e no protocolo de licitação da companhia, na Rua Boa Vista, 175, térreo, em São Paulo.

Fonte: Revista Ferroviária, 22/03/2013

Deixe um comentário

Rolar para cima