Normalização do transporte no pós-pandemia

A retomada do transporte de passageiros sobre trilhos, será tema do painel internacional da 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, dedicado no dia 02 de setembro, quarta-feira, das 9h às 10h. O painel ficará a cargo da Associação Latino-americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), sob a condução do chefe da Secretaria Geral entidade, Constantin Dellis, que estará com dois palestrantes sendo um do Metrô de Madri, na Espanha, e outro do Metrô do Porto, em Portugal.

A escolha pelos representantes desses metrôs se deu pelas respectivas características de cada operação e as ações de enfrentamento ao coronavírus. Entre os dez maiores metrôs do mundo, com mais de 283 km de extensão de e 282 estações, o Metrô de Madri contabiliza um tráfego médio de 1,7 milhões de passageiros por dia. Com a pandemia da COVID-19, esse número caiu para 20% do tráfego diário. Na fase de retomada, o Metrô de Madri tem seguido o Plano de Contingência, adotando medidas como o controle da ocupação das estações com catracas automatizadas, sinalização para estabelecer distâncias de segurança entre os usuários, além das medidas de higienização dos espaços. Já o Metrô do Porto compõe uma das maiores redes de transporte sobre trilhos de Portugal. Possui 67 km de extensão, entre transporte de superfície e subterrâneo, atendendo em mais 71,5 milhões de passageiros em 2019. Durante o período de isolamento social, o Metrô do Porto teve ocupação máxima inferior a 75 passageiros por vagão, bem abaixo da média do período pré-pandemia, que era de 150 usuários/vagão. Também em fase de retomada, a operadora disponibilizou veículos e profissionais para evitar excesso de passageiros e está monitorando a movimentação das estações.

“Nosso objetivo com esse painel é trazer lições aprendidas nos países, que estão mais adiantados no processo de retomada. Esse intercâmbio é importante para busca de soluções seguras tanto para os passageiros quanto para os profissionais que trabalham no transporte de passageiros sobre trilhos”, analisa a presidente da AEAMESP, a engenheira Silvia Cristina Silva.

Promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), a 26ª edição do evento acontecerá de 01 a 04 de setembro, totalmente online e gratuita. Para mais informações sobre o evento, consulte o site: http://www.semanadetecnologia.com.br/

 

 

3 comentários em “Normalização do transporte no pós-pandemia”

  1. Pingback: heal the mind

  2. Pingback: visit this site

  3. Pingback: xo666

Comentários encerrados.

Rolar para cima