Primeira estação ferroviária brasileira ganhará memorial informatizado

RIO – O marco zero das ferrovias brasileiras, a estação do distrito de Guia de Pacobaíba, em Magé, vai ganhar um memorial informatizado. Foi de lá que partiu o primeiro trem, implantado por Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, com a presença do imperador e passageiro dom Pedro II, em direção a Raiz da Serra, em Petrópolis.

A liberação da verba de R$ 1 milhão para o memorial foi anunciada pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, que ressaltou a importância da valorização turística dos municípios nos arredores da Baía de Guanabara.

Para o secretário de Turismo do estado, Cláudio Magnavita, a construção do memorial é o primeiro passo para essa valorização:

— A ferrovia foi fundamental para o desenvolvimento de municípios como Petrópolis. É essencial que essa área seja incluída no roteiro turístico do estado.

O diretor de Turismo de Magé, Hernesto Franco Teixeira, disse que uma equipe foi criada para trabalhar no projeto do memorial. Na área externa, haverá um espaço de convivência, além de um píer, de onde os visitantes poderão contemplar a Baía de Guanabara.

O segundo passo será a implantação de um trecho ferroviário voltado para o turismo, como o existente entre São João Del Rey e Tiradentes, em Minas Gerais. Atualmente, a estação é administrada pelo governo municipal, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O economista Marcos Poggi, especialista em planejamento de transportes, elogia o projeto para preservar a memória do trem, mas observa que apenas o transporte de grandes volumes de carga a longas ou médias distâncias torna uma ferrovia viável economicamente:

— O aproveitamento de ramais desativados para fins turísticos é interessante. O que não dá é para se pensar em aproveitar os antigos traçados para o transporte regular de carga ou de passageiros.

Fonte: Jornal O Globo, 20/12/2014

 

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