VLT é premiado em congresso sobre mobilidade no Canadá

Santos e a região ganharam destaque no exterior com a premiação conferida ao projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) durante congresso internacional sobre mobilidade urbana, realizada em Montreal, no Canadá, nesta semana.

O empreendimento do Governo do Estado, viabilizado por meio de Parceria Público-Privada (PPP), foi vencedor do UITP Awards 2017, na categoria Modelo de Negócios e Financiamentos Inovadores.

Na apresentação enviada ao evento foi destacado que “um dos aspectos inovadores da modelagem financeira é a possibilidade de um único parceiro privado operar os dois modais (VLT e ônibus) ao longo de uma região onde, até então, apenas um dos sistemas operava”.

Outro aspecto positivo é o modelo de financiamento e compartilhamento de riscos desenvolvido a partir da legislação federal de PPP aprovada em 2004 (Lei 11.079).

Em seu primeiro trecho já implantado, o VLT da Baixada Santista tem 11,5 km de extensão, ligando as estações Barreiros (São Vicente) e Porto (Santos). Na segunda etapa, em fase de contratação do estudo para definição do trajeto, estão previstos mais 8 km do modal em Santos.

Desde junho de 2016, quando o Consórcio BR Mobilidade assumiu a operação sob gerenciamento da EMTU, já foram transportados cerca de 2 milhões de passageiros.

A apresentação sobre o VLT da Baixada no congresso do Canadá foi encaminhada pela Addax Assessoria Econômica e Financeira, que elaborou o projeto de negócios, e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Além de troféu, o ganhador do prêmio pode incluir o selo de vencedor em todos os seus documentos corporativos.

Fonte: A Tribuna, 20/05/2017

Deixe um comentário

Rolar para cima