O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse hoje (5) que o edital que cria a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A. (Etav) já está pronto e deve ser publicado “a qualquer momento”.
O ministro também confirmou que o presidente da empresa será Bernardo Figueiredo, ex-diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que teve sua recondução ao cargo rejeitada pelo Senado em março.
A Etav é a estatal que vai supervisionar a execução das obras de infraestrutura e a implantação do trem de alta velocidade, que irá ligar o Rio de Janeiro, a São Paulo e a Campinas. O próximo passo, segundo o ministro, será a conclusão do edital de licitação do leilão. “Vamos ter que ver agora a finalização dos estudos que nós estávamos desenvolvendo”.
O leilão do trem de alta velocidade está previsto para ocorrer no fim do ano. A licitação já foi adiada três vezes por falta de interessados. No início de julho, depois de um leilão sem apresentação de propostas, a licitação do projeto foi dividida em duas etapas: a primeira vai definir a tecnologia e o operador do trem-bala e a segunda escolherá a empresa responsável pela construção do projeto.
Fonte: Folha de S.Paulo, 05/06/2012