Folha de S. Paulo – A Previ, fundo de aposentadoria dos funcionários do Banco do Brasil, quer vender os 23,49% de participação que possui na empresa HMOBI, dona da concessionária MetrôRio.
A Previ confirmou ao Painel S.A. ter recebido propostas, mas afirmou que não há processo de venda em andamento. “O fundo tem recebido várias propostas e analisado tecnicamente uma a uma, de forma colegiada, seguindo as regras da política de investimentos”, disse em nota.
A Previ disse ainda que, caso uma proposta avance, o sócio de referência, o fundo árabe Mubadala, precisa ser consultado porque tem preferência na compra. O fundo possui 51,52% de participação.
Além da Previ e do Mubadala, também são acionistas os fundos de pensão Funcef (19,10%), de funcionários da Caixa, e Petros (5,88%), da Petrobras.
Menos do que que
As negociações acontecem enquanto o governo do Rio estuda reduzir o preço das tarifas do metrô, conforme antecipou o Painel S.A..
O estado contratou a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para ajudar no cálculo da nova tarifa, que hoje é a mais cara do Brasil, e avaliar a capacidade de subsídio do estado para reduzir o preço o máximo possível.
Fonte: Folha de São Paulo, 25/03/2025