Trem turístico Rio-Minas em nova fase

Locomotivas do trem turístico Rio-Minas estão sendo transportadas para início de nova fase do projeto

Equipamentos que vão compor a estrutura do trem turístico Rio-Minas estão sendo transportados, nesta segunda-feira (20/10), para a cidade de Três Rios (RJ), que é onde o veículo iniciará as viagens com passageiros. Ainda não há previsão para o começo da operação.

Locomotivas, carros de passageiros e autos de linha estão a caminho de Três Rios. Por lá, todo o material passará por pintura, adesivação e manutenção completa.

“Ainda há etapas importantes a serem concluídas, como a inspeção do trecho ferroviário e a finalização dos trâmites junto à ANTT, que permitirá à Amigos do Trem se tornar oficialmente uma operadora ferroviária turística. A Amigos do Trem agradece imensamente à concessionária FCA/VLI por todo o apoio, pelas reuniões de alinhamento, suporte técnico e pela responsabilidade integral no transporte dos ativos. Agradecemos também às Prefeituras de Recreio, Sapucaia e Três Rios pelo apoio e suporte local durante o embarque e desembarque dos ativos. Agradecemos também à ANTT pelo acompanhamento e orientação em todas as etapas do projeto“, declarou Cyntia Nascimento, presidente da Amigos do Trem.

O projeto

Trem turistico Rio-Minas /Divulgação: ONG Amigos do Trem

O Trem Rio-Minas vai percorrer oito cidades. Serão, aproximadamente, 300 mil pessoas atendidas diretamente pelo projeto e 12 milhões de pessoas na área de influencia do trecho. A capacidade é de 873 turistas por viagem, 20,952 turistas por mês e 251.424 turistas por ano.

As cidades pelas quais o Trem Rio-Minas vai passar são: Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro. Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, e Cataguases, em Minas Gerais.

Fonte: Diário do Rio, 20/10/2025

Foto:  Amigos do Trem/ Divulgação

Compartilhe