A Estrada de Ferro Campos do Jordão informou nesta quarta-feira (09/01) que ainda não há previsão para que o trecho de serra, entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão, volte a operar. A automotriz envolvida no acidente que matou três pessoas e feriu outras 41 em novembro do ano passado foi retirada no início da tarde desta quarta do local onde descarrilou, em Santo Antônio do Pinhal.
O veículo está na oficina da EFCJ em Pindamonhangaba onde o trabalho da perícia será concluído. A operação que rebocou a composição foi realizada por 27 técnicos da ferrovia e teve o acompanhamento da Polícia Civil. O trajeto de 26 quilômetros começou as 12h25 e terminou às 14h. Ambas as automotrizes – a acidentado e a que fez o reboque – estavam com o sistema de freio acionado e foram conduzidas em velocidade reduzida.
O perito Rogério Gonçalves viajou no bondinho que sofreu o acidente e relatou que durante a viagem foram feitas algumas paradas para analisar o funcionamento do sistema.
Por seis quilômetros foram feitos testes estáticos de freio, e de acordo com Gonçalves, nada de anormal foi encontrado. Segundo o perito, a partir de agora serão feitas diversas análises no veículo acidentado. Na oficina iremos fazer exames de peças e equipamentos para verificar qual era o funcionamento do bondinho. Isso deve acontecer a partir da próxima semana, contou o perito.
Ainda de acordo com Rogério, 80% da perícia foi concluída, os 20% restantes serão feito após a remoção e não há prazo para a conclusão do laudo, que deve levar mais 60 dias, porque há ainda uma série de fatores a serem analisados. O bondinho vai permanecer na garagem da oficina da estação de trem de Pindamonhagaba à disposição da perícia.
Trabalho
Para fazer a remoção, o veículo foi destombado, retirado do trilho principal e colocado numa plataforma. Na segunda-feira (7), foram religados os equipamentos do bonde que sofreu acidente para que ele tivesse condição de descida. O bondinho descarrilou após uma curva.
Acidente
O acidente aconteceu no último dia 3 de novembro quando o bonde turístico seguia de Campos do Jordão para Pindamonhangaba. A automotriz saiu dos trilhos e bateu contra um barranco na altura de Santo Antônio do Pinhal. Entre as vítimas fatais, estava uma mulher grávida. O inquérito só será finalizado depois da conclusão dos depoimentos e dos laudos da perícia.
Fonte: Vale do Paraíba e Região, 09/01/2013