A TV Brasil apresentou nesta quinta-feira, 10 de janeiro, no programa “Caminhos da Reportagem”, uma reportagem sobre os Trens do Brasil, documentário premiado pela ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários.
A repórter Katiuscia Neri percorreu os trilhos cheios de histórias, paixões, paisagens e problemas, onde até as engrenagens emperram. Essa jornada procura mostrar a realidade das ferrovias, desde a busca da produtividade, os avanços e o mercado de trabalho, até os problemas que impedem o crescimento.
Já se foram 158 anos desde que a primeira ferrovia foi inaugurada e, mesmo depois de todo esse tempo, o Brasil ainda não é um país que anda nos trilhos. A china já possui quase 10 mil km de Trens de Alta Velocidade.
O programa conta, também, a história da grande dama de ferro, a Maria Fumaça, que viveu a decadência, após anos transportando riquezas como o café. E ainda vai saber como as linhas ferroviárias perderam espaço para as rodovias mas ganharam uma luz no fim do túnel com a construção da Transnordestina.
No programa mostra algumas viagem nos raros trens de passageiros que ainda sobrevivem, que é caso do Victoria-Minas, o trem da Serra do Mar, entre Curitiba e Paranaguá, a bitolinha entre Tiradentes e S. J. Del Rei, e outros.
Foram mostradas as mini-ferrovias e maquetes construídas nos mínimos detalhes pelos apaixonados pelo ferreomodelismo,
Merece destaque o cuidado da produção em fazer algumas as tomadas na 1a. ferrovia do Brasil, em Guia de Pacobaia/Magé, e também porque recorreu à algumas personalidades ligadas ao “Povo dos Trilhos” (Manoel Monachesi, Rubem Ladeira, e outros) para enriquecer a matéria.
Reveja o programa acessando:
http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem/episodio/trens-do-brasil
Pingback: youtube automation niches
Pingback: Public Health Degree in Africa
Pingback: trippy treats mushroom chocolate
Pingback: เติม เงิน ps5
Pingback: สล็อตเว็บตรง
Pingback: Dan Helmer
Pingback: สมัครเน็ต ais
Pingback: บับเบิ้ล
Pingback: Diyala/baqubah/university/universal