Deslocamento entre um ponto turístico e outro precisa ser bem calculado
Rio – Em algumas das cidades mais procuradas do mundo, o sistema público de transporte se mostra eficaz, por isso acaba sendo a melhor opção para se deslocar entre um ponto turístico e outro. Separamos seis destinos em que os viajantes nem precisam pensar em alugar um carro, vão esquecer o táxi e podem se movimentar sem medo usando apenas o metrô.
PARIS
São mais de 300 estações. Os preços dos bilhetes variam conforme a região: 1-3 (Central), 1-5 (Versailles e Disneyland) e 1-8 (Aeroporto Charles de Gaulle). O turista pode comprar bilhetes unitários (1,70 euro na região 1-3), um passe com 10 viagens (12,50 euros) ou o Passe Paris Visite. Um dia sai por 9,30 euros e cinco dias, 29,90 euros. Mais informações em www.ratp.fr.
LONDRES
É considerado o mais caro do mundo. Se o tíquete unitário pode ser considerado um assalto, 4 libras, o travelcard é bem mais vantajoso. Um dia de viagens ilimitadas custa 6,60 libras e uma semana sai por 27,60 libras nas áreas 1 e 2, onde estão os principais pontos turísticos. Mais informações em www.tfl.gov.uk.
MADRI
É um dos mais baratos da Europa. Uma viagem pode custar de 1 a 2 euros, e o passe com 10 viagens custa de 9,30 a 15 euros. Mais informações em www.metromadrid.es.
BARCELONA
A viagem simples sai por 1,45 euro. O passe ilimitado de cinco dias custa 25 euros. Mais informações em www.tmb.cat.
LISBOA
O tíquete para circular pelos principais pontos turísticos custa 1,05 euro. O passe diário sai por 4,60 euros e vale também para toda a rede de bondes da cidade. Mais informações em www.metro lisboa.pt.
NOVA YORK
O metrô liga toda a cidade. A viagem unitária custa US$ 2,25, mas o passe de uma semana sai a US$ 29. Mais informações em www.mta.info.
Fonte: Jornal O Dia, Caderno Viagens, 13/09/2011