Ministério dos Transportes abre consulta

O Ministério dos Transportes abriu quinta-feira (22/08), consulta pública destinada ao recebimento de subsídios e contribuições ao Projeto de Revitalização do Patrimônio Histórico Ferroviário, com a criação do Museu Ferroviário Nacional (MFN). O projeto prevê a restauração da Estação Ferroviária de Leopoldina, no Rio de Janeiro, que abriga parte do acervo sobre o sistema brasileiro de ferrovias. Após a reforma, a intenção é reunir documentos, fotografias e peças de valor histórico espalhados em todo o país.
A ideia é pesquisar, preservar e divulgar a história e a memória ferroviária brasileira, assim como os conhecimentos e as tecnologias aplicados às ferrovias. Os objetivos são criar condições propícias à identificação, preservação e divulgação, por diversos meios, dos acervos museológicos, arquivísticos e bibliográficos relacionados com a memória ferroviária brasileira; produzir exposições para apreciação dos acervos e da história ferroviária brasileira; favorecer a percepção, por parte do visitante, da estreita relação entre desenvolvimento do transporte ferroviário e evolução tecnológica no setor; disponibilizar recursos tecnológicos para ampla integração entre o MFN e o seu público, seja pela oferta de espaços de experimentação ou por recursos de comunicação.
Memória A Estação Ferroviária de Leopoldina, no Rio de Janeiro está desativada há cerca de nove anos, após a suspensão do tráfego no trecho ferroviário. O prédio centenário – conhecido antigamente como Estação Barão de Mauá – necessita de reformas estruturais, inclusive para atender à proposta de criação e fixação do MFN. O projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) prevê uma estação justamente na área do terminal ferroviário. Neste contexto, a presença do espaço cultural poderá agregar valor e fomentar a possibilidade de outros modelos de negócios, além de consolidar a preservação da memória nacional.
Até 18h do dia 22 de setembro, os interessados poderão participar da Consulta Pública.

Fonte: Ministério dos Transportes Publicada em: 22/08/2013

Rolar para cima