A AENFER recebeu no dia 11 de março a equipe de produção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A jornalista Denise Barreto, acompanhada do cinegrafista Luiz Gonzaga e do iluminador Carlos Filismino entrevistou o diretor Cultural e de Preservação Ferroviária Helio Suêvo Rodriguez.
O objetivo da entrevista foi coletar informações sobre a história da ferrovia no Rio de Janeiro para um documentário que o Iphan está preparando e que será veiculado no Blog daquele órgão.
Segundo a jornalista, a equipe vai percorrer as principais cidades do Estado do Rio de Janeiro onde a ferrovia teve seu destaque e entrevistar personalidades, historiadores e profissionais que possam colaborar com a pesquisa.
O diretor da AENFER Helio Suêvo ressaltou na entrevista a importância de Irineu Evangelista de Sousa, o visconde de Mauá, que construiu a primeira ferrovia no Brasil inaugurada em 1854, a Estrada de Ferro Mauá. Depois desta, vieram outras, como a Estrada de Ferro Dom Pedro II, que foi a terceira a ser construída e que continua até hoje.
Suêvo frisou que o grande salto da ferrovia foi no primeiro período da República para atender os barões do café que transportavam suas mercadorias pelos trilhos. Hoje o cenário da ferrovia brasileira é outro. Em sua opinião os ferroviários foram pegos de surpresa com as privatizações e existem fatores favoráveis e outros nem tanto. Mas ainda acredita no crescimento do modo ferroviário e na volta dos trens turísticos.
Pingback: benefits of joining illuminati
Pingback: Bilad Alrafidain
Pingback: Apple gift card
Pingback: fake info
Pingback: https://vhnbio.com
Pingback: car detailing
Pingback: Free Stripchat coins
Pingback: Jaxx Liberty