O Tunnel Boring Machine, conhecido como Tatuzão, voltou a fazer a escavação para as obras da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro. O equipamento estava em manutenção programada, mas já segue em direção ao Jardim de Alah.
O Tatuzão deixou a estação Nossa Senhora da Paz no final de fevereiro. Depois, o equipamento parou de funcionar para a realização da manutenção programada, no qual foram feitos reparos na lubrificação, limpeza, solda e trocas das peças principais. A chegada na estação Jardim de Alah está programada para a segunda quinzena de agosto.
“Estamos seguindo com o cronograma de obras e avançando com tranquilidade. Em agosto o Tatuzão chegará no Jardim de Alah e, na segunda quinzena de outubro, na Antero de Quental. Como previsto, em junho de 2016, a Linha 4 estará à disposição dos cariocas”, disse o secretário de Estado de Transportes Carlos Roberto Osorio.
O Tatuzão foi fabricado na Alemanha, feito sob medida para o solo do Rio de Janeiro. O equipamento tem 2,7 mil toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro, o equivalente a um prédio de quatro andares.
A linha 4 do metrô do Rio de Janeiro liga Ipanema a Barra da Tijuca. O início da operação está previsto para junho de 2016, fora do horário de pico e com intervalos maiores no fluxo dos trens, para que os últimos ajustes operacionais sejam feitos. A partir de julho, a linha circulará nos mesmos horários dos demais trajetos do metrô.
Fonte: O Repórter, 13/04/2015
Pingback: ppf