“Tatuzão” inicia escavação do último trecho da Linha 4, no Rio de Janeiro, em 15 dias

O Tunnel Boring Machine (TBM), mais conhecido como “Tatuzão”, irá começar a escavação último trecho de túneis da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema) em 15 dias. A escavação será feita entre a Estação Antero de Quental e o Alto Leblon em duas etapas. A informação foi confirmada pelo governador Luiz Fernando Pezão, durante visita as obras da Estação Antero de Quental, no Leblon, nesta quinta-feira (03).

“Estamos chegando na última etapa das escavações da Linha 4 do Metrô. Esse é um momento para reafirmarmos o nosso compromisso com a execução dessa obra no prazo e agradecermos o empenho dos 9.700 trabalhadores que estão transformando esse sonho em realidade”, disse o governador Pezão.

A primeira escavação será de 400 metros e compreenderá o trecho entre a Praça Antero de Quental e a Avenida Visconde de Albuquerque, onde foi construído um poço para acesso ao ‘Tatuzão’. Nesse local, a parte frontal do equipamento, que faz a perfuração, será substituída para permitir que ele possa realizar a escavação em rocha. O segundo trecho, de 300 metros, inicia-se nesse ponto da Avenida Visconde de Albuquerque até o Alto Leblon, na altura da Rua Igarapava, onde haverá a conexão do túnel da Barra da Tijuca com o que está sendo escavado pelo ‘Tatuzão’.

O secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio, que também participou da vistoria para verificar o andamento dos trabalhos no local e o funcionamento do Tatuzão, disse que as obras serão um legado para o Rio de Janeiro. “A Linha 4 do Metrô é o maior desafio e o maior legado de mobilidade dos Jogos Olímpicos. Entramos com confiança na reta final das obras de engenharia, porém manteremos a atenção redobrada até a abertura da Linha 4, no dia 1 de julho de 2016”, afirmou Carlos Roberto Osorio.

Até agora, o ‘Tatuzão’ perfurou 2,5 km de túneis desde sua partida, do subsolo ao lado da Estação General Osório, extensão que já recebe trilhos. O equipamento, nesse momento, passa por manutenção programada enquanto é arrastado pela Estação Antero de Quental, para reiniciar seus trabalhos de perfuração.

Na estação, as obras estão em fase de acabamentos. O piso de granito no andar de acesso dos usuários foi todo colocado e as paredes, bilheterias, salas técnicas e enfermaria já contam com pastilhas decorativas. As plataformas de embarque e desembarque estão construídas e serão finalizadas após a saída do ‘Tatuzão’. Os dois acessos de passageiros receberam cobertura e o acesso pela Rua General Urquiza já conta até com escada rolante.

Linha 4 do Metrô
A Linha 4 do Metrô é uma obra do Governo do estado do Rio de Janeiro e vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) e 16 km de extensão. Com a Linha 4, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos.

Fonte: Manchete Online, 03/12/2015

 


       

Deixe um comentário

Rolar para cima