Todos os dias acontecem problemas no transporte público de massa do Rio, seja nos trens ou no metrô. No cargo há 15 dias, o atual secretário estadual de Transportes André Luiz Nahaas disse que sua missão é melhorar o transporte e fortalecer o diálogo com as concessionárias.
Nos trens são comuns atrasos, superlotação e violência. A Supervia diz que o número de usuários não é mais o mesmo de antes da pandemia e que precisa de ajuda do governo do estado para continuar a operação. A concessionária também sugeriu um aumento de 40% nas passagens, que de R$ 5 passariam para R$ 7.
O metrô também tem um pedido de socorro financeiro. A concessionária alega que a queda de passageiros gerou um prejuízo milionário. Mas em meio à pressão das concessionárias, é o passageiro que mais sofre com transporte caro e serviço ruim.
“O governador me deu a missão de melhorar a questão do sistema de transporte ferroviário. Então, na verdade o que eu vim buscar e o que tenho feito nesses 15 dias é manter e fortalecer o diálogo com as concessionárias”, disse Nahaas.
Quanto ao pedido da Supervia de um aporte financeiro de mais de R$ 200 milhões e o do Metrô Rio, que fez um pedido de R$ 286 milhões, Nahass disse que é preciso que haja concessão de ambos os lados: estado e empresas.
“A gente espera, com criatividade e com bom senso, chegar a um bom termo no final, sempre margeando novos investimentos, questão tarifária. A população pode ficar tranquila que ela não vai pagar duas vezes pela passagem. O estado não vai medir esforços no sentido de tentar compor um diálogo franco e aberto com as concessionárias”.
O secretário disse que espera que ao final das negociações com a Supervia possa chegar a um acordo para que o usuário do sistema de trens possa pagar o menor preço possível pela tarifa.
“A negociação não trabalha com esse valor de R$ 7. A negociação trabalha com outro valor, mas aí tem que haver uma composição de forma consensual. Ainda estamos negociando, mas obviamente, o valor é bem menor que R$ 7”, disse o secretário sem informar o valor ideal da tarifa.
Nahaas disse que essa negociação já estava em curso com seu antecessor, o ex-secretário Juninho do Pneu. Segundo ele, as negociações passam por questões como investimento do estado e investimentos da Supervia. Ele diz que é importante ter atenção também com a qualidade do serviço.
“As duas partes devem investir no transporte de forma pactuada para que não haja depois dúvidas e que a gente possa ter elementos de controle sobre esses investimentos”, disse o secretário.
Fonte: G1, 10/12/2021
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